• Beth Maciel

Slides: existe uma quantidade ideal para apresentação?

Atualizado: Ago 19

Seja veterano ou calouro na arte do PowerPoint, é natural pensarmos na quantidade de slides que nossa apresentação deve ter. Neste artigo, vamos trazer algumas dicas e respostas para uma das maiores dúvidas na hora de montar uma apresentação.


Enquanto, algumas pessoas preferem exibir um mesmo slide durante mais tempo, outras preferem algo mais dinâmico com mudanças frequentes. É de sua responsabilidade identificar o estilo e o ritmo que pretende dar à apresentação.


O fato é que nosso cérebro tem dificuldade de processar e separar as informações que estamos visualizando das que estamos ouvindo. Se ambas estiverem sendo feito ao mesmo tempo, a apresentação deixa de ser efetiva. Por isso, leve em consideração a velocidade do seu discurso e o tempo que você precisa para explicar cada slide.


Uma apresentação de 20min pode ter 10 slides ou 30. Nenhuma das opções está errada, nossa dica é: tenha sempre o domínio sobre o que está apresentando e treine o máximo possível para aprimorar seu poder de argumentação e a oratória.


Se liga nas dicas que podem ajudar nesse momento:


1. Triagem das informações

O objetivo de qualquer apresentação é trazer um novo ponto de vista sobre determinado assunto e não exibir uma enciclopédia lotada de textos e informações. A função dos slides é sustentar o que você tem a dizer, e não dominar o espaço.


2. Divida slides complexos

Para apresentações mais eficientes, busque seguir um estilo simples e minimalista. Para conectar ainda mais seu público, divida informações densas em pequenas partes numa quantidade maior de slides.


3. Inclua apoio audiovisual

Sempre que possível, reforce a explicação verbal (no caso de uma apresentação presencial ou em videoconferência) com imagens. Inclua textos de modo limitado - exceto quando esse arquivo for enviado em PDF por e-mail e você não terá a oportunidade de explicá-lo. Ao final da criação, reveja toda a apresentação e confira se realmente precisa de um slide específico. Se a resposta for não, elimine o slide.


4. Pratique a apresentação e cronometre

Se, durante o treino, você ultrapassar o tempo estipulado é sinal de que tem slides demais. Determine o número de slides de acordo com a sua velocidade de fala e quantidade de conteúdo em cada um.


5. Aposte no seu feeling

Cada apresentação é única, por isso, não tente se encaixar em um padrão. Alguns temas precisam de poucos slides e muita exposição de informações. Outros precisam de muitos slides e pouca exposição. Por exemplo, se a apresentação for sobre um produto, ter vários slides com boas fotografias do mesmo é melhor do que ter poucos slides só com texto. Tente combinar texto e imagens de modo equilibrado.


Cada slide é uma peça individual. Se cada um deles ficar na tela por dois minutos, ok. Se um deles for mais rápido que outros, tudo certo também!


Não se force a apresentar os slides rapidamente. Tenha calma, pratique pausas e respiros. Deixe na tela o tempo que for necessário para se sentir confortável.


O apoio visual nem sempre torna uma apresentação melhor. É possível também fazer uma apresentação impecável sem slide algum. Veja exemplo:



E aí? Conseguimos te ajudar nessa tarefa? Esperamos que as suas próximas apresentações ganhem mais destaque e que o número de slides seja apenas um detalhe.


Se quiser aprofundar seus conhecimentos sobre apresentações participe da nossa Oficina Online Se joga no PPT. Ou, se precisar construir uma apresentação do zero também pode nos contatar aqui.


Até a próxima!



#dicasdeapresentacao #slides #ppt #apresentacao

43 visualizações