top of page
  • Foto do escritorBeth Maciel

Como usar as cores no seu PowerPoint

Atualizado: 19 de ago. de 2020

As cores transmitem inúmeros significados, mas será que todo mundo sabe disso? A escolha de uma paleta de cores para sua apresentação pode parecer uma tarefa complicada, afinal, precisamos destacar pontos-chave, atrair a atenção e despertar o desejo para ação por parte do público. Elas elevam, significativamente, o nível e qualidade do seu trabalho, mas não é motivo para desespero.


Estudos apontam, por exemplo, que vermelhos brilhantes estimulam o sistema nervoso, o que resulta em alterações, tais como o aumento do ritmo cardíaco. Em contrapartida, tons suaves de azul e verde criam o efeito fisiológico oposto e nos ajudam a relaxar. A maioria das pessoas, por exemplo, associam a cor amarela a felicidade e energia.


Vale lembrar que, cada significado, em geral, possui um contexto cultural construído. Exemplo: as cores do uniforme do Brasil e da Austrália são iguais: uso do verde e amarelo, porém as cores representam conceitos diferentes para cada país.


Antes de escolher as cores do seu projeto/apresentação, pense em duas palavras principais: contraste e harmonia. Tenha no mínimo 2 cores mais claras e 2 mais escuras, assim, você vai conseguir intercalar cores de fundo e cores para títulos em destaque.


RGB e o CMYK: dois sistemas de cores que você precisa entender

Mas, antes de aprofundarmos nossa viagem pelo mundo das cores, alguns conceitos básicos precisam ser entendidos, de forma simplificada:


RGB - Red (vermelho), Green (verde), Blue(azul)

Representa o método de cores utilizado em monitores e eletrônicos, como computador e celular.

CMYK

Corresponde às iniciais das cores Cian (ciano), Magenta (magenta), Yellow (amarelo) and Black (preto) e é utilizado para produção de materiais impressos.


- Devido a esta diferença é que uma mesma imagem vista no monitor apresenta leves alterações na tonalidade das cores ao ser impressa.


Agora que você entendeu essas diferenças, guarde as informações que vamos precisar delas logo mais para captar os códigos das cores para o PowerPoint, ok?


Mas, antes, vamos aos sites gratuitos que auxiliam na escolha de uma paleta de cores (procure pelo código RGB neles):


SITES GRATUITOS PARA ESCOLHER UMA PALETA DE CORES PARA A SUA APRESENTAÇÃO


1. COOLORS


2. ADOBE COLOR


3. COLORDOT

Após escolhida a paleta, você só precisa copiar o código RGB, que é representado por 3 números que vão de 0 a 255 e colar na caixa de cores do PowerPoint. (confira a imagem abaixo):















Caso você possua um manual de marca (brandbook), as cores já podem estar sugeridas nos padrões definidos pela própria empresa. Caso não possua, nossa dica está no círculo cromático. Nele, podem ser feitas diversas combinações:

Mas lembre-se: essas são apenas algumas das combinações que podem ser feitas a partir do círculo cromático. Dependendo do objetivo da sua apresentação/projeto, você pode escolher outras misturas que representem o sentimento/ sensação que você quer passar.


E aí? Conseguimos te ajudar nessa tarefa? Esperamos que as suas próximas apresentações ganhem mais destaque com sua paleta de cores.


Já segue também nosso perfil exclusivo no insta?

Criamos conteúdo para você arrasar nas próximas apresentações > @sejoganoppt


Até a próxima!


7.648 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page