• Beth Maciel

7 Dicas para uma apresentação de impacto

Atualizado: há 4 dias

Uma apresentação feita de forma descuidada pode tirar a atenção ou até provocar sono no espectador. Então, como usar o PowerPoint a seu favor? Esse é o objetivo deste artigo, trazer algumas dicas para que você melhore seus slides e torne-os cada vez mais profissionais.


Vários são os deslizes cometidos pelos apresentadores no momento da criação...slides abarrotados de textos, imagens de baixa qualidade, fluxo de leitura desarticulado etc. Isso afeta diretamente até mesmo a credibilidade de quem está apresentando, seja estudante, professor ou profissional.


As dicas a seguir são simples e de fácil execução, mas que no final fazem diferença no conjunto.



1. Contexto

Conhecer o conteúdo a ser apresentado é essencial para o sucesso da apresentação. Lembre-se, o PowerPoint é um aliado, os slides servem para melhorar a experiência de quem está assistindo. Qual o objetivo da apresentação? Qual o tema? Quanto tempo terá de apresentação?


2. Conheça seu público

A linguagem que você usa, os exemplos que você dá e até os traços de humor inclusos devem ser feitos pensando especificamente no seu público-alvo. Conhecer o perfil do público para quem você vai apresentar é um dos pontos principais para uma apresentação de impacto. Tente obter o máximo de informações que puder para ajudar na sua criação.


3. Identidade Visual

Os slides não precisam ser todos iguais, ter o mesmo rodapé ou barra lateral como os temas prontos trazem. Cada slide possui suas características, mas fazem parte de uma mesma história, por isso é necessário pensar em uma unidade visual. Isso significa usar tipografia, cores e imagens semelhantes (não iguais) em todos os slides. Ilustre e destaque, sem sobrecarregar o visual, isso vai ajudar a descomplicar sua mensagem. Priorize imagens de fácil visualização e entendimento.


Todo esse processo de criação começa com uma boa pesquisa de referências, de inspirações. E não estamos falando de cópia, certo?


Hoje, é possível extrair referências de tudo ao nosso redor. De nossas vivências e experiências de vida até de uma embalagem de sabão em pó. Sim, isso mesmo que você leu! Layouts de embalagens são ótimas inspirações, mas vamos falar aqui sobre o que de fato acreditamos ser útil para construir um PowerPoint de impacto.


Algumas ferramentas são nossas aliadas quando precisamos criar uma apresentação. Existem vários sites (gratuitos! 0800! free!) que nós podemos aproveitar e beber dessa Fonte.


Sabe aquela listinha de inspirações de decor ou moda? Crie agora mesmo uma para seus slides. YEAH


Pinterest ou Shutterstock

Um banho de referências e tendências


Behance ou Dribble

Inspire-se com os trabalhos de muitos designers nesses sites


Icons8 ou Flaticon

Baixe ícones gratuitos


Pixabay ou Pexels

Baixe imagens com boa resolução



4. Textos: menos quase sempre é mais

Faça sempre o seguinte exercício: se for ser dito no discurso oral não precisa estar no slide. Com certeza você já viu uma palestra/apresentação onde bateu a dúvida: Devo ler o slide ou prestar atenção no apresentador?


Um slide simples e visualmente atrativo contribuirá para o aumento da atenção, mantendo o espectador no caminho ideal, alinhado aos pontos principais da apresentação.


Insira frases curtas ou palavras-chave, e utilize imagens para transmitir suas ideias.


Frequentemente, vemos apresentações que mais parecem simples anotações no caderno. Trabalhe e organize o texto para que expresse o que você deseja.


5. Transições e animações: vá com calma!

O PowerPoint te dá várias opções, porém, o uso em excesso não acrescenta valor à experiência do ouvinte. Limite o uso das animações para hierarquizar informações, leve o olhar do público para o que você deseja, e nada de efeitos mirabolantes ou sons a cada clique, ok? Escolha os mais discretos e consistentes.




6. Ensaie e cronometre o tempo de apresentação

Não tem nada mais cansativo que uma apresentação de 20min com 100 slides, concorda? Ou as informações são passadas muito rapidamente ou muito conteúdo acaba ficando sem apresentar, e o apresentador ainda fica dizendo que “tá acabando” sem realmente estar. De nada irá adiantar deixar a apresentação com um tempo razoável se você aparentar ser um narrador de futebol falando do conteúdo. Treine várias vezes sua apresentação com um cronômetro e veja se todo o conteúdo será contemplado no tempo estipulado. Vá com calma, faça pausas e respire durante a sua fala.




7. EAD: enfatize o mais importante

O desafio atual tem sido a transformação de apresentações presenciais para o ambiente online. Neste, você não vê a reação da plateia (o que seria um grande termômetro para seu direcionamento), por isso, trabalhe os tons da sua voz para auxiliar na compreensão do conteúdo, por exemplo, nos pontos principais fale devagar para dar um efeito dramático. Assim como você deve variar a velocidade da fala, é interessante variar o tom de voz, de acordo com o contexto da sua fala.

Utilize recursos audiovisuais para chamar e prender a atenção dos ouvintes, mas não use o recurso autoplay em vídeos, pois quando você avança a apresentação para chegar ao slide de vídeo em autoplay o computador pode demorar de realizar o carregamento do a vídeo.



Preparado para impactar seu público na próxima apresentação?


Se precisar construir uma apresentação do zero teremos prazer em te ajudar:

só clicar nesse botão do whatsapp ao lado > > > > >


Até a próxima!



#dicasdeapresentacao #slides #ppt #apresentacao




16 visualizações