• Bruna Nadir - Diretora de Conteúdo

Análise da concorrência: 5 ferramentas gratuitas e fáceis de usar!

Atualizado: Abr 12

A análise da concorrência é uma técnica extremamente saudável e necessária para os negócios. Entenda desde já: não estamos falando apenas de curiosidade ou da famosa “espiadinha” pelo muro do vizinho. Trata-se de um recurso importante para avaliar a atuação de empresas semelhantes, com o objetivo de diagnosticar seu desempenho no mercado, pontos fortes e fracos da sua comunicação digital.



Somos superdefensoras da análise dos concorrentes bem-feita. No marketing tradicional, o termo também pode ser conhecido como benchmarking. Um processo minucioso em que é feito um comparativo das melhores práticas do mercado realizadas pelas empresas de um mesmo setor.


Se você tem dúvida de como analisar seus concorrentes de maneira estratégica e imparcial (sim, é possível), apresentamos neste artigo 5 ferramentas gratuitas, ou com versões gratuitas, para lhe ajudar a realizar essa tarefa. Vamos lá?


1. Biblioteca de Anúncios do Facebook


A primeira ferramenta para análise da concorrência é a Biblioteca de Anúncios do Facebook. O Facebook permite acesso aos anúncios que estão sendo veiculados em qualquer fanpage ou perfil do Instagram. Para visualizar o que os concorrentes do seu negócio estão promovendo nessas redes sociais, basta acessar o link indicado e escrever o nome do perfil da empresa.


Dessa forma, além de podermos acompanhar as estratégias de tráfego e mídia paga de “todas as empresas do mundo, conseguimos expandir nosso olhar para elaborarmos anúncios mais assertivos e funcionais. Use sem moderação, pois é 100% gratuita.

2. Ubersuggest


Desenvolvida por Neil Patel, guru internacional de marketing digital, a Ubersuggest é disponibilizada em seu próprio site e “permite que você obtenha informações sobre as estratégias que estão dando mais certo em outros sites no seu nicho, para que você possa adotar estas estratégias, aprimorá-las, e ganhar uma vantagem competitiva”.

É uma ferramenta muito rica, repleta de informações sobre o desempenho de um site (em relação ao SEO), rankeamento de palavras-chave, backlinks, ideias de conteúdo e comparativos com outros sites. A versão gratuita conta com três pesquisas diárias. Inclusive, tem até uma extensão disponível para o Google Chrome. Vale a pena testar.

3. Semrush


A Semrush também não é uma ferramenta gratuita, mas possui uma versão de teste que entrega dados qualificados para a sua análise da concorrência. Para ter acesso às informações é preciso fazer um cadastro, após essa etapa você irá para o painel interno.


No campo de busca, digite o site que deseja colher os dados e encontre informações e gráficos sobre as fontes de tráfego, quantidade de acessos mensais, SEO, posição na busca do Google, palavras-chave e muito mais. Rápido e prático!

4. Social Bakers Free Social Tools


Uma das maiores ferramentas de monitoramento de mídias sociais do mundo, oferece uma versão gratuita do seu recurso de comparação de desempenho entre perfis do Instagram e do Facebook. A avaliação contempla os últimos 90 dias de atividade das páginas comparadas. No relatório, você encontrará dados quantitativos avaliados de acordo com um quadrante que a ferramenta delimita


É uma boa oportunidade para visualizar os pontos fortes e fracos do seu negócio nas redes sociais, levando em consideração os indicadores encontrados. Você pode até comparar as famosas métricas da vaidade, mas lembre-se que elas não definem o sucesso do seu negócio.

5. SimilarWeb


Pelo SimilarWeb é possível acompanhar os dados relevantes de qualquer site ou aplicativo. É uma alternativa ao Semrush, pois possuem entregas muito semelhantes.


A plataforma é baseada em quatro pilares: marketing, busca, vendas e investimento.

Mais uma ferramenta para você testar e colocar no seu radar de marketing e estratégia.

O uso das ferramentas de análise da concorrência é relevante desde que o estudo dos dados e das entregas que elas oferecem sejam feitas. Dados sozinhos não dizem quase nada, é preciso interpretá-los com atenção. Se o seu principal concorrente possui o triplo dos seus seguidores no Instagram, isso não significa que ele está vendendo o triplo no e-commerce também.


Nossa dica é sempre manter um olhar atento às tendências do mercado e revisar com frequência a análise dos concorrentes. Comenta aqui embaixo se você conhece outra ferramenta além dessas e como elas lhe ajudam no dia a dia do seu negócio.


Vamos adorar ler seu comentário!


275 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo