• Bruna Nadir - Diretora de Conteúdo

Google Meu Negócio: o que é e como aproveitar para a sua empresa

Atualizado: Ago 8

O Google é o maior buscador da internet, sua popularidade e importância atravessam os quatro cantos do planeta. Mas será que você empreendedor está aproveitando os recursos disponíveis pela plataforma para fazer seu negócio crescer na internet?


Ter um site bem posicionado entre os primeiros resultados de busca para uma determinada palavra-chave é um desejo quase que unânime. Conseguir isso não é impossível, mas exige trabalho e dedicação: produção de conteúdo relevante, aplicação de técnicas de SEO, escolher e utilizar boas palavras-chave, facilitar a experiência do usuário dentro da plataforma, ter um site responsivo, entre outras 'coisitas' mais.


Mas, para além disso, o Google, em nossa opinião, também é um grande incentivador dos negócios. Disponibiliza diversas ferramentas em versões gratuitas para que o maior número de pessoas consigam aproveitar os benefícios da internet.


Neste artigo, vamos falar sobre o Google Meu Negócio: ferramenta gratuita que é a porta de entrada da sua empresa na internet.


Google Meu Negócio ou Google My Business: o que é?


É uma ferramenta que permite às empresas o gerenciamento de um perfil comercial dentro Google. Ao criar o "Google Meu Negócio" para a sua marca, também é possível gerenciar a presença online dentro da área de pesquisa e do mapas. Uma das maiores vantagens deste recurso é poder ter um perfil visível e atualizado, para que as pessoas possam encontrar, rapidamente, o que estão buscando sobre a sua empresa.



Sempre que alguém pesquisar pelo seu negócio, encontrará, do lado direito dos resultados da busca, uma mini biografia da sua empresa com as informações mais importantes: endereço, telefone, como chegar, avaliações, fotos, horário de funcionamento, serviços e produtos oferecidos. Segundo o Google,"as empresas que confirmam as informações com o Google Meu Negócio têm duas vezes mais chances de serem consideradas confiáveis pelos consumidores".


Como criar o perfil da minha empresa no Google Meu Negócio?


Para criar o Google Meu Negócio da sua empresa ou resgatar a conta que já foi criada automaticamente pelo Google, é preciso acessar este site: https://business.google.com/create. Depois é só seguir o passo a passo, colocando as informações de contato, segmento, área de atuação, sua logo e por aí vai.


Um passo importante é fazer a confirmação de cadastro, que poderá ser por telefone ou com um envio de um código de verificação pelos correios para o seu endereço. Fique atento, pois você só passará a ter acesso total a conta depois desta confirmação.


Também é possível criar um perfil para o um negócio online, mesmo se você não tiver um espaço físico, ele apenas não será encontrado na busca do Google Maps. Basta marcar a opção Entrego produtos e presto serviços para meus clientes no local deles”.


O Google também disponibilizou a opção de informar ao público se a empresa é um gerida por mulheres. No nosso Google Meu Negócio, fizemos questão de adicionar esta informação, visto que esta funcionalidade colabora para a divulgação do nosso trabalho e cria uma rede de apoio feminina.


Outro ponto importante da ferramenta é poder acompanhar as métricas e insights que ela oferece. Dados de pesquisa, número de visualizações, cliques no botão de telefone, quantidade de pessoas que acessaram a rota para chegar até o local, entre outras. Com essas informações em mãos, você poderá ser mais analítico e estratégico.


Boas práticas para otimizar seu perfil no Google Meu Negócio


Não adianta criar sua conta e esquecer que ela existe. É preciso otimizá-la para que você possa gerar resultados positivos com ela. Veja algumas boas práticas que podem te ajudar nessa tarefa:

  • Procure sempre manter o Google Meu Negócio atualizado e incentive seus clientes a fazerem avaliações sobre seus serviços dentro da ferramenta. Essas informações ficarão salvas na rede e serão a porta de entrada para futuros consumidores. Não se esqueça de interagir com as pessoas, respondendo todas as mensagens;

  • Faça postagens frequentes. Este é um recurso que você deve aproveitar bastante, afinal é sempre bom encontrar novidades quando estamos procurando por algo. Os formatos das publicações podem ser em textos, vídeos, imagens e eventos;

  • Se você for dono(a) de restaurante ou de de um consultório de saúde, pode ativar a opção de agendamento pela plataforma. Isso vai facilitar seu trabalho, mas é preciso dar a devida atenção para este canal com objetivo de evitar deslizes ou desencontros com o cliente;

  • Ative o chat online em horário comercial. Os usuários poderão mandar mensagens para o seu negócio e você poderá responder prontamente, diminuindo o fluxo de ligações ou de outros canais de comunicação.


Agora que você já conhece as inúmeras vantagens do Google Meu Negócio, crie sua conta ou otimize seu perfil já. Não ignore o potencial desta ferramenta tão importante para as empresas que querem crescer e evoluir. Qualquer dúvida, entre em contato com a gente pelos comentários ou em nossos canais de comunicação.


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