Cinco dicas para ativar a criatividade

May 3, 2018

"Criatividade não é sobre ser artista, é sobre resolver problemas." Começamos o texto com esta citação da Aline Valek em um dos posts sobre criatividade mais legais dos últimos tempos.

 

É preciso desmistificar o pensamento de que a criatividade é uma aura exclusiva para algumas pessoas, principalmente àquelas que estão ligadas ao mundo das artes, da criação, da publicidade, ou de qualquer profissão específica.

 

Para nós, ser criativo é um exercício diário, como quase tudo na vida. É sobre ligar a antena e ficar atento ao que está ao redor, perceber o mundo com outro olhar e usar isso a seu favor. Falando assim parece fácil, mais realmente, exige esforço cerebral para sair do status quo.

 

Então, o que é preciso fazer para ser mais criativo? Vamos lá:

 

1. Respire

 

Volto a citar a Aline Valek, no seu texto, "Cuidado com sua energia criativa". Ela coloca a respiração com um dos principais motivadores para o exercício e fortalecimento da criatividade. What? Ahamm, e isso é bem lógico, né? A respiração oxigena o cérebro e é responsável por todo o funcionamento do nosso corpo. Tente parar um tempinho e exercitar o ato de inspirar e respirar com calma. Seu cérebro agradece!

 

2. Ative o poder das referências

 

Pesquise e mantenha-se atento. O mundo está repleto de inspirações em todos os lugares. Não deixe que a rotina feche os seus olhos. A observação é uma grande aliada da criatividade, às vezes onde menos esperamos é onde encontramos o tesouro. 

 

3. Aprenda algo novo

 

Jogar dama, terminar um quebra-cabeça, estudar inglês, sodoku (aquele joguinho japonês que vem nas palavras cruzadas).. não importa o quê, mas aprender algo novo é manter o cérebro na ativa. Vamos colocar estas sinapses pra trabalhar!

 

4. Tente um novo caminho

 

Simplesmente mudar o caminho de volta para casa já faz uma boa diferença. É certo que nem sempre é possível, mas que tal no fim de semana? Tentar ir por outros lugares pode refrescar as ideias provocando bons insights.

 

5. Arrisque-se

 

Não é preciso pular de bungee jump ou jogar tudo para o alto para ser um verdadeiro espírito aventureiro. Comece arriscando-se com pequenas coisas  e se tiver medo, vai com medo mesmo. Quando saímos da nossa zona de conforto, confrontamos situações que não são favoráveis e nesses momentos precisamos ser criativos. É a lei da sobrevivência.

 

As dicas são simples, porém acabamos por esquecê-las muitas vezes. O importante é exercitar, e nunca mais repetir aquela frase: "Eu não sou criativo!".  E, você tem mais alguma dica? :D Compartilha com a gente e vamos juntos soltar essa criatividade por aí.

 

 

 

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Fonte Criativa é destaque no Social Media Week São Paulo 2018

September 26, 2018

1/3
Please reload

Posts Recentes

July 15, 2017

Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags