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Filtros no Instagram: tudo que você precisa saber

Atualizado: há 3 dias


Os filtros são as funcionalidades queridinhas do momento no Instagram! Se você usa o Instagram com frequência, com certeza já deve ter utilizado algum efeito de câmera para gravar um story ou para publicar uma foto mais estilosa. Se você ainda não experimentou nenhum filtro, deve pelo menos estar curioso para saber mais sobre esse recurso. Neste artigo, vamos explicar porque o uso dos filtros está crescendo e se tornando uma importante ferramenta de marketing para as marcas.

Filtros no Instagram: o que são?

Os filtros são efeitos de câmera que utilizam a tecnologia de realidade aumentada para modificar a imagem real das coisas. Quando escolhemos um filtro e utilizamos a câmera frontal do celular, conseguimos alterar a nossa própria imagem, geralmente do rosto. Já quando utilizamos a câmera traseira, é possível alterar a imagem do local onde estamos.

Essas alterações e interferências nas imagens gravadas ou fotografadas são os efeitos, que incluem diversas opções de interação: máscaras, luzes, brilhos, frases, jogos, objetos flutuantes, maquiagens, alteração na cor dos olhos, opções em 3D e muito mais.

Filtro que criamos para o perfil @duasideias

Os filtros não são um recurso exclusivo do Instagram. Uma das redes sociais que popularizou estes efeitos de câmera foi o Snapchat. Inclusive o formato de "story" também é uma "inspiração" ̶p̶r̶a̶ ̶n̶ã̶o̶ ̶d̶i̶z̶e̶r̶ ̶c̶ó̶p̶i̶a̶ dos "snaps" de 15 segundos. Mas, isso é assunto para outro post, rs.

Como faço para usar um filtro no Instagram?

Para tirar uma foto ou gravar um vídeo com um efeito da câmera, basta seguir o passo a passo abaixo concedido pelo próprio Instagram*:

1. Toque no ícone da câmera no canto superior esquerdo da tela ou deslize o dedo para direita em qualquer local do feed.

2. Deslize o dedo para a esquerda na parte inferior da tela e selecione um efeito. Para ver efeitos de criadores de conteúdo independentes, deslize o dedo para a esquerda até o final e toque no ícone da lupinha.

3. Toque para tirar uma foto ou toque e segure para gravar um vídeo. Ao usar a câmera frontal ou traseira, o efeito escolhido aparecerá automaticamente no rosto da pessoa mais próxima.

Como as marcas podem utilizar os filtros do Instagram de maneira estratégica?

Os stories são uma das ferramentas que mais crescem no Instagram. Em janeiro de 2019, 500 milhões de pessoas utilizavam os stories diariamente. Ignorar este recurso é deixar de aproveitar uma bela fatia de relacionamento com o seu público.

Com a liberação do SPARK AR STUDIO, aplicativo oficial para criação de filtros do Facebook, todos passaram a ter acesso ao universo dos filtros. Isso significa que pessoas e marcas de todos os tamanhos e lugares do mundo podem tornar a experiência do usuário mais interativa e inesquecível.

A criação do filtro pelo Spark Ar Studio exige certo grau de habilidade e boas doses de curiosidade e persistência. Para a Fonte Criativa, o primeiro filtro foi criado em novembro de 2019 e a marca da empresa foi utilizada como recurso de interação. O projeto contou com a atuação da equipe de design, Beth Maciel e Brenda Andrade.

Negócios e marcas que buscam estar presentes no dia a dia das pessoas, têm nos filtros uma boa oportunidade de crescimento. O dinamismo e a descontração oferecidas por esses recurso são instrumentos de interação encontrados em poucos canais. Fique atento aos diferenciais competitivos que você pode alcançar:

  1. A viralização é imediata, autêntica e orgânica;

  2. Atrai consumidores através da relevância de conteúdo;

  3. Potencial de engajamento comprovado;

  4. Auxilia no seu posicionamento de marca;

  5. Gera muito mais visibilidade;

  6. Provoca empatia e influencia no engajamento.

E, agora? Por onde começo para criar meu filtro?

A primeira indicação é baixar o aplicativo Spark Ar Studio. Se você for familiarizado com programas de edição de imagem, talvez tenha mais facilidade para iniciar o processo de criação, caso contrário indicamos procurar uma empresa especialista em marketing digital ou design. Um especialista conseguirá adequar a criação do filtro a sua estratégia de marketing digital. De toda forma, o passo a passo para iniciar sua criação deve ser assim:

  1. Faça download do Spark AR Studio;

  2. Instale o programa;

  3. Próximo passo: Create Project;

  4. Encontre a opção Scene no canto superior esquerdo da tela;

  5. Em seguida: Add Object;

  6. Experimente e explore as ferramentas disponíveis;

  7. Salve sua criação no programa e exporte o filtro;

  8. Quando todas as opções ficarem verdes, clique em “export”;

  9. Depois disso, é só aguardar a aprovação para publicar.

Agora que você já aprendeu tudo, conte com a Fonte Criativa na criação dos seus filtros, seja para você e para sua marca. Será uma alegria criar um filtro personalizado e que gere resultados para o seu negócio. Gostou? Fale com a gente!


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